20100524

Adotando a mídia social para vender mais

Por Evaldo Costa

Consultor chama atenção para a força de vendas que as propagandas em mídias virtuais podem trazer para a empresa.
 
Você aloca pelo menos 25% da sua verba de propaganda na mídia virtual? Sua página na Internet gera negócios? Usa os recursos virtuais disponíveis para divulgar seus produtos e vender mais? Adota eficazmente a mídia social para gerar mais vendas? Se não respondeu afirmativamente às questões acima é bom se preocupar, pois a maneira de fazer negócio mudou e você pode não ter percebido.

Acabo de chegar de uma convenção nos Estados Unidos e estou impressionado com a adoção de soluções virtuais pelas empresas norte americanas. Não que isso seja novidade, mas a crise fez com que eles recorressem a novos meios de gerar negócios e reduzir custos.

O rádio e o jornal em papel foram os que mais perderam espaço. Quem mais ganhou foi a Internet e a TV a cabo. Mas, o que chama atenção mesmo, são as investidas na mídia social. Usá-la com sabedoria pode significar lucros. Não usá-la poderá representar distanciamento do consumidor.

Mas, afinal de contas o que é necessário para obter sucesso na mídia social? A resposta pode não ser tão simples, mas segundo especialistas da área, algumas dicas funcionam bem. Para Jenny Wilmshurst, basta migrar os contatos que você tem (off-line) para on-line, mantendo e ampliando relacionamentos. Mas, lembra que a comunicação social não é uma solução rápida, porém é a nova onda e daí, pode não ser bom descolar dela.

Até porque, diz Jenny, ela pode ser altamente complementar às suas atividades de vendas, bem como agregar valor aos seus produtos e serviços. Várias opções de mídia social podem ser integradas ao mix de marketing on-line e off-line. Isso ajuda a atrair a atenção do consumidor e a diminuir a necessidade de grandes investimentos na mídia tradicional.

Para outra especialista em mídias sociais, Linda Schenk, da empresa de consultoria americana Social Media Works, é preciso recorrer aos diversos mecanismos disponíveis gerando conteúdo e focando áreas de interesse. Para ela, não se pode pensar em mídia social sem levar em conta os principais players do mercado virtual e, também, ferramentas disponíveis, a exemplo do YouTube, FaceBook, LinkedIn, Twitter, Orkut (no Brasil) e recursos como o Email Marketing , blog entre outros.

Mas, os gurus lembram que é preciso atuar com cuidado, pois os riscos são proporcionais às oportunidades. Se a empresa não tem uma boa proposta, a mídia social poderá servir contra os seus interesses. Daí, a importância de boa reputação para colher bons frutos.

É como nos ensina o dito popular "A vida não é esperar a tempestade passar ... É preciso aprender a dançar na chuva!"

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