Uma necessidade para quem já atua ou está começando estratégias e atuação nas mídias e redes sociais é saber quais os horários de maior audiência e atividade dos usuários em geral. Uma pesquisa revela dados sobre o Facebook.
O estudo foi realizado pela Vitrue entre agosto de 2007 e outubro de 2010 e visou analisar como é essa atividade no canal.
Para isso, reuniu:
- 1.500 fanpages (incluindo páginas institucionais, de produtos e serviços);
- mais de 1,64 milhões de posts;
- 7,56 milhões de comentários.
(Compartilhamentos e “curtidas” não foram incluídos na análise.)
As conclusões mais relevantes foram:
- Os horários de maior uso durante a semana são: 11h, 15h e 20h;
- Durante a semana, o maior pico ocorre às 15h;
- A utilização na semana é bastante estável, mas quarta-feira às 15h é sempre o período mais movimentado;
- Os “fãs” de páginas são menos ativos no domingo em comparação com todos os outros dias da semana.
Posts publicados pela manhã reúnem mais atividade
Embora a maioria dos posts e comentários aconteça em torno das 15h, posts publicados no período da manhã tendem a ter um melhor desempenho (maior interação) do que aqueles publicados no período da tarde.
Para a Vitrue, posts adicionados pela manhã têm 39.7% a mais de atividade do que os adicionados durante a tarde. Os quinze minutos depois da postagem são os mais aproveitáveis, é quando os usuários mais comentam, curtem e compartilham.
Os poréns
É preciso o alerta de que os dados e hábitos sempre mudam, assim como tudo muda. É preciso considerar também as peculiaridades de cada país. Uma consideração ainda mais importante é que as pessoas estão cada vez mais ativas e online no período da noite e, portanto, as marcas deveriam pensar bem em estar presentes e interagindo com os usuários também nessa parte do dia.
Fundamental é avaliar – dependendo do seu negócio, produto ou serviço – se os seus usuários estão ativos mais à noite do que de dia; se estão mais ativos aos finais de semana do que nos dias normais. Pode ocorrer de você estar focando onde – e quando – não deveria. Saber quando os usuários estão envolvidos e interagindo com sua página pode ser crucial para obter resultados mais eficazes com sua mensagem.
Pela nossa experiência com as fanpages que cuidamos, as postagens entre 10h e 11h e entre 14h e 15h são as que têm maior interação (curtidas, comentários, compartilhamentos).
E pela sua experiência, quais os horários de maior atividade no Facebook?
Com referências do Mashable.
Fonte: Dr. Conteúdo
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