20110318

Welcome to Brazil, Obama

Nathalie Ursini
Embaixada norte-americana, governo dos EUA e a Casa Branca realizam por aqui campanhas de divulgação, algumas interativas, para aquecer a vinda do presidente Barack Obama

Dias antes do desembarque de Barack Obama no País, a embaixada norte-americana no Brasil, a Casa Branca e o governo dos EUA iniciaram uma campanha em diversos meios de comunicação nacionais para divulgar a visita. Entre eles, a Rede Globo.

A esperada vinda do chefe de Estado norte-americano à América Latina começa por Brasília no sábado 19, onde ele será recebido pela presidente Dilma Rousseff. No domingo, será a vez do Rio de Janeiro receber Obama, que fará discurso em um evento reservado no Teatro Municipal - antes estava previsto que esse momento aconteceria na Cinelândia. Do Brasil, o presidente dos EUA e sua família viajam para o Chile e depois para El Salvador.

Para ajudar a divulgar a vinda de Obama, os apresentadores de programas como Fantástico, Domingão do Faustão e Domingo Espetacular atenderam aos pedidos da embaixada e falaram sobre o fato durante as atrações.

Na cobertura jornalística, a visita também ganhou atenção especial. Na segunda-feira 14, o Jornal Nacional apresentou uma reportagem com mais de dois minutos sobre o evento. Além disso, segundo a assessoria de imprensa da Rede Globo, cada passo de Obama será acompanhado e transmitido aos telespectadores. Evidentemente, os demais veículos têm preparado seus planos de cobertura, e isso vale para todas as plataformas.

Ação digital

O buzz em torno de Obama não se limitou apenas à TV. Diante do próprio perfil de Obama, político que rapidamente aderiu à mídia social - vide sua campanha eleitoral à presidência -, era de se esperar que fosse planejada alguma ação nas redes. E assim foi feito. A estratégia de divulgação conta com as páginas oficiais no Twitter e Facebook da embaixada norte-americana. Os perfis incentivam os internautas a divulgarem a visita.

Há também um site que foi criado para promover a interatividade. Nele, o internauta envia sua mensagem de boas vindas ao presidente. As melhores frases concorrem a prêmios como iPad, iPhone e uma menção honrosa do presidente. As mensagens podem ser enviadas por meio de textos e vídeos.

Na página do Facebook do Governo do Estado do Rio de Janeiro, outra convocatória é feita aos internautas: a criação do evento “Discurso presidente Barack Obama no Rio”, pede a confirmação da presença ao momento tão aguardado. Até às 19h da quinta-feira, o evento contava com a confirmação de 324 internautas. Agora é esperar para ver a reação dessas pessoas ante o cancelamento do discurso na Cinelândia.
Humor da Obama Folia

No espírito de carnaval, internautas criaram no Facebook o evento "Obama Folia", em referência ao discurso do presidente. O número de adesões impressionava: até as 19h horas da quinta-feira 17 cerca de três mil pessoas tinham confirmado participações, quase dez vezes mais do que o evento divulgado pelo Facebook oficial do governo do Rio.

A partir do momento em que as notícias sobre o cancelamento do discurso aberto na Cinelândia foi cancelado (notícia dada pelo colunista de O Globo Ancelmo Gois), os usuários postaram mensagens bem humoradas, que iam desde venda de ingressos para o Teatro Municipal, local onde o presidente norte-americano fará discurso para convidados, até "reclamações" de gente que se lamentava de ter comprado abadás na expectativa da nova folia.

Outro lado

Em que pese sua popularidade, Obama não recebe os mesmos afagos de toda a população. No Rio de Janeiro, uma plenária de movimentos sociais preparou um ato contra o evento. Na campanha realizada pelos ativistas, a abertura da nota informa que esses movimentos “consideram o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, persona non grata no Brasil e rechaçam a sua presença" no País. Independentemente das opiniões, é certo que a visita atrairá olhares dos mais variados públicos, tornando o evento um dos mais midiáticos do ano por aqui.

Fonte: MM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário