20110318

EUA irão criar contas falsas em redes sociais

Vinicius Aguiari


Militares americanos estão desenvolvendo um programa que irá manipular secretamente redes sociais como o Facebook e o Twitter. Por meio de perfis falsos, militares pretendem espalhar mensagens positivas em relação ao governo americano.

Uma empresa californiana foi contratada pelo Comando Central dos EUA (Centcom), que supervisiona as operações armadas dos EUA, no Oriente Médio e na Ásia Central, para desenvolver o que é descrito como um "serviço de gerenciamento online perfis". O programa vai permitir que um único oficial controle cerca de dez contas simultâneamente.

Para alguns peritos, o projeto é semelhante às tentativas da China de controlar e restringir a liberdade de expressão na internet.

Os críticos apontam que por meio de contas falsas os militares poderão acompanhar conversas de terceiros, monitorar opiniões e sufocar cometnários.Além disso, a decisão americana pode encourajar outros governos a fazerem o mesmo.

O contrato do governo com a empresa desenvolvedora afirma que cada perfil deve ter informações convincentes, com detalhes pessoais, para evitar que sejam facilmente descobertas.

Para um porta-voz da Centcom, a ferramenta vai permitir ao Governo monitorar a atividades nas redes e em blogs a fim de conter a violência, atos extremistas e a propaganda negativa cometida contra os Estados Unidos.

Fonte: INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário