20101126

Código de conduta no ambiente profissional

Bernt Entschev | Blog Vida Executiva
Quatro dicas antichatice: cuidado com as conversas fora de hora; não mande muitos e-mails; não dê apenas feedbacks negativos; e tente fazer o trabalho antes de pedir aos outros


Começo convidando a todos para uma reflexão: como as pessoas têm se comportado ao seu lado? É comum os outros se afastarem quando você começa a contar alguma história? Como as pessoas respondem seus e-mails? São concisas demais ou, simplesmente, não respondem? Algumas dessas situações podem ser sinais de que você está, realmente, sendo extremamente chato.

1. Conversas fora de hora

Concordo que é cansativo trabalhar o tempo inteiro sem se distrair em nenhum momento. E uma das formas de distração que encontramos é conversar com nossos colegas sobre assuntos diversos. Contamos sobre uma festa que fomos ou um acontecimento inusitado. Porém, o cuidado que devemos tomar é sobre a receptividade do nosso interlocutor. Nem sempre as pessoas estão predispostas a ouvir sobre nossos assuntos pessoais. E, mesmo que o ouvinte se interesse pelo que você quer abordar, pode ser que naquele momento ele esteja altamente concentrado e não possa te dar ouvidos. É fundamental saber entender os sinais da pessoa que nos escuta para sabermos a hora certa de parar e mudar de assunto – ou voltar para a nossa mesa. A dica principal, nesse caso, é tentar manter um diálogo, pois a partir do momento em que se torna um monólogo significa que você está incomodando.

2. E-mails

É extremamente impróprio mandar um milhão de e-mails para a mesma pessoa. Alguns profissionais, na tentativa de se promover como eficientes, encaminham e-mails sobre seus feitos profissionais para várias pessoas. Muitas vezes, o assunto diz respeito a dois ou três colegas, mas esses profissionais copiam todos os chefes e pessoas que possam estar envolvidas – mesmo que remotamente. Tempo é uma das questões mais difíceis de administrar no trabalho. Se atrapalharmos nossos colegas, enchendo-os de mensagens, logo seremos tachados de chatos. E o resultado disso é o descrédito em que caem nossas informações.

3. Feedbacks sempre negativos

É claro que se um trabalho vem sendo mal executado, a crítica deve ser feita. Mas chamo a atenção para as pessoas que só sabem se manifestar para criticar negativamente o trabalho alheio. Na maioria das vezes, essas pessoas têm a intenção de ajudar com a melhoria desses trabalhos, mas como elas só aparecem para reclamar, acabam se tornando chatas. Como se fossem capazes de se comunicar apenas para dizer coisas negativas. Sugiro a essas pessoas que olhem mais para seu próprio trabalho. Uma coisa é criticar construtivamente, outra bem diferente é criticar por criticar.

4. Faça você mesmo

Felizmente somos todos diferentes e, por isso, vivemos em ritmos completamente distintos uns dos outros. Uma das principais atribuições de um líder é delegar funções. No entanto, tem muita gente que não possui cargos de chefia e que só sabem pedir aos outros que façam o seu trabalho – pessoas que não conseguem desempenhar nenhuma função sem pedir auxílio. Trabalhar em equipe é extremamente importante, mas deixar que todos façam por você é chatíssimo. E o mesmo vale para os chefes: por mais que eles tenham livre arbítrio para delegar atividades, há coisas que eles mesmos deveriam fazer. Nada pior que aquela pessoa que não levanta da mesa nem para pegar as coisas. Aliás, o ditado já dizia que “se quer fazer bem feito, faça você mesmo”.

Fonte: Revista Amanhã

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