20100716

Redes sociais para grupos específicos se espalham pela internet

O Brasil é o país que mais utiliza a internet para fins sociais do mundo. São 37 milhões de brasileiros, presentes em sites como Orkut, Twitter e Facebook, principalmente.

Agora, são as redes sociais de nicho que ganham cada vez mais espaço. Elas reúnem grupos com interesses específicos, como voluntários, amigos dos animais, pessoas bonitas, e por aí vai.

Um exemplo é o Portal do Voluntário da Vale, que funciona em parceria com o portal do voluntário V2V - a primeira rede social do mundo focada em voluntariado. E o Espírito Santo é muito participativo.

Segundo o coordendor da rede de voluntários da Vale-ES, Wilson Lords Torres, mais de 380 voluntários do Estado estão cadastrados na rede – e cada um deles pode chegar a ter mais de 500 contatos na mesma senha.

Wilson explica que a rede é usada para articular voluntários, compartilhar informações, aderir e cooperar com campanhas de diversas partes do Brasil.

“Agora, por exemplo, estamos chamando pessoas para ajudar as vítimas das enchentes no Nordeste, viabilizar arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza e colchões, por exemplo”, conta.

Qualquer ação que promova a pessoa de forma sustentável pode ser divulgada e apoiada pela rede social. O grupo também realiza encontros anuais, o chamado Dia V, com ações de maior impacto.

Já professores e pesquisadores se reúnem virtualmente na Follow Science, desenvolvida pelo capixaba cientista da computação, Cleyverson Costa. A rede tem espaço para divulgação de eventos, criação de grupos em áreas específicas do conhecimento, biblioteca de monografias, dissertações e teses, notícias e blog.

Narcisistas de todo o mundo, por sua vez, tem na rede social Beautiful People uma massagem para o ego. O espaço virtual é voltado s para os belos. Criada em 2002, na Dinamarca, ela chegou ao Brasil em outubro do ano passado e já conta com 32 mil usuários e 220 mil “aplicações”.

Quer dizer que não basta se achar bonito, é preciso que os membros da rede o achem também. Perfis cadastrados no site ficam disponível durante 48 horas para que os outros membros aceitem ou não. Homens votam em mulheres e vice-versa.

Até os animais de estimação ganharam uma rede própria. No Orkupet, é possível cadastrar o perfil de cães, gatos, peixes, roedores, répteis e todo tipo de bichinho companheiro. A rede tem mais de 3 mil cadastros, comunidades, fóruns e bate-papo.

Por fim, a rede mais surreal: o inglês Karl Maddocks criou o www.skinbook.ning.com, só para nudistas. Para entrar nesse Facebook dos peladões, as regras são explícitas: pornografia e comentários obscenos estão proibidos. Os voyeurs também devem ficar longe. A rede social tem cerca de 9 mil usuários, com média de idade entre 35 e 40 anos.

Exército do bem
380 voluntários
Estão cadastrados na Portal do Voluntário da Vale, sendo que cada um deles pode ter mais de 500 contatos na mesma senha.
Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário