20100730

Plugin avisa quando usuário envia dados para o Google

 Página da BBC possui AdSense, um dos serviços que fazem parte do leque do Google (Reprodução)

Um plugin chamado Google Alarm, apresentado em Berlim, na Alemanha, durante um evento para programadores, emite um aviso toda vez que os internautas acessam sites monitorados pelo Google. O objetivo do programa é conscientizar as pessoas sobre os dados de conexão que são enviados frequentemente para os servidores do gigante de buscas durante um acesso. 

Jamie Wilkinson, desenvolvedor da ferramenta, é também quem assina o site Know Your Meme, que reúne virais, e o Mag.ma, que agrega vídeos.

O funcionamento do programa é simples: o plugin inspeciona as páginas visitadas e as associa a serviços como Google Analytics, AdSense ou embeds do YouTube. Em seguida, o programa alerta, por meio de um alarme sonoro, o usuário que estiver visitando uma página que permite o compartilhamento de informações com o site de buscas.

Além do aviso, o plugin mostra ainda qual a porcentagem de sites acessados que possuem serviços do Google instalados em sua interface. 

O código do plugin é aberto e pode ser melhorado por programadores de todo o mundo. Para baixar o programa para os navegadores Firefox ou Chrome, basta acessar o blog Free Art and Technology.

Fonte: Veja | Vida Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário