20100730

Consolidado nos EUA, Facebook cresce mais de 13% em dois meses no Brasil

Site de métricas dá ao País o 6.º lugar em crescimento no número de usuários da rede social que, nesse ritmo, alcançaria o Orkut em dois anos.

O Brasil é o 20.º país em número de usuários no Facebook, com quase 5,5 milhões cadastrados, mas é o 6.º em crescimento. De acordo com dados do site Facebakers.com, mais de 700 mil internautas brasileiros aderiram à rede social nos últimos dois meses - um crescimento de 13,45% entre maio e julho. 

O líder do ranking em números absolutos, claro, são os Estados Unidos, com 128 milhões de usuários, pouco mais que a soma dos números de Inglaterra, Indonésia, Turquia, França, Itália e Canadá – os países que vêm em seguida na classificação. 

Na classificação por taxa de crescimento, o Brasil fica atrás de Laos, China, Serra Leoa, Paquistão e Coreia do Sul. De todos esses, o Brasil é, de longe, o que tem a maior base de usuários - mais que o dobro da do Paquistão (2,2 milhões) e aproximadamente 130 vezes maior que a da China (43 mil).

Os EUA também estão em primeiro em quantidade absoluta de novos integrantes do Facebook - mais de 3 milhões nos últimos dois meses - mas, compararando os números de usuários americanos do portal entre maio e julho, o país despenca para o 118.º lugar, com taxa de crescimento de apenas 2,42%. 

Assim, a tendência para os próximos meses é que a maior rede social social do mundo cresça cada vez mais em outras nações, enquanto que nos EUA o número deverá se manter estável. 

Já no Brasil a penetração do Facebook entre os internautas é de apenas 8%, ou 2,8% da população total. A disparidade em relação ao Orkut é enorme; estima-se que a rede social da Google tenha 26 milhões de usuários no País,  ou 68,4% de todos os internautas ativos no país. 

Se os números do Orkut não sofrerem grandes variações e o crescimento do Facebook no País se mantiver constante em 6,5% ao mês, seriam necessários 26 meses - mais de 2 anos - para que a rede de Zuckerberg alcançasse o site da Google.

Ainda sobre o número de usuários no Facebook, na comparação com outros países da América Latina o Brasil está atrás da Argentina, que tem 11 milhões, e do Chile, com 7,1 milhões de internautas cadastrados na rede. 

Quanto ao gênero dos brasileiros no Facebook, há uma leve maioria feminina: 54%. E é uma multidão jovem, já que 60% deles têm entre 18 e 34 anos.

Fonte: IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário