20100630

Concurso do YouTube selecionará vídeos para exibição no Guggenheim

Por PC World/EUA

Parceria entre a Google e o museu de arte selecionará 20 vídeos criativos para exibição simultânea em Bilbao, Veneza, Berlim e Nova York.

Serão os vídeos do YouTube tão bons a ponto de merecer um lugar no museu? Graças a uma parceria entre a Google e o Museu Guggenheim de Nova York, sua produção terá, pelo menos, uma chance remota de chegar lá. A gigante de buscas e um dos mais famosos museus de arte moderna e contemporânea do mundo são parceiros em um novo projeto chamado "YouTube Play: uma bienal do vídeo criativo".

O projeto vai mostrar em 21 de outubro, no Guggenheim de Manhattan - e online, no endereço YouTube.com/play -, até 20 trabalhos em vídeo submetidos ao YouTube. Os vídeos também serão exibidos simultaneamente em outros museus Guggenheim ao redor do mundo, como Bilbao (Espanha), Veneza (Itália) e Berlim (Alemanha).

O Play é aberto a qualquer produtor de vídeo do mundo. Os trabalhos podem ter natureza diversa: "animação, gráficos em movimento, narrativa, não-narrativa, trabalho documentário, vídeos de música e formas inteiramente novas de arte", de acordo com o blog oficial do YouTube. A Google diz que o Play foi planejado para encontrar "as criações que realmente mudam as percepções do mundo do que é possível realizar com vídeo".

Para ser aceito pelo Play, você precisa enviar seu trabalho em vídeo para YouTube.com/play até 31 de julho de 2010. Todos os trabalhos serão avaliados por representantes do Guggenheim, que então vão definir uma lista dos finalistas a serem considerados pelo júri. O quadro de jurados terá Nancy Spector, diretora-assistante e curadora-chefe da Fundação Solomon R. Guggenheim, bem como um "grupo de especialistas dos mundos da arte, do design, do cinema e do vídeo". Será aceito apenas um vídeo por pessoa.


Não há regras específicas para os trabalhos, como duração mínima ou máxima. Mas uma leitura cuidadosa do post no blog do YouTube e um vídeo de apresentação do projeto dão algumas dicas que apontam na direção certa. O primeiro ponto é ser original e mostrar algo novo.

"Mostre-nos algo que ainda não tenha sido visto, aos olhos do Guggenheim e aos olhos do YouTube", disse Andy Berndt, vice-presidente do Laboratório de Criatividade para Google e YouTube. Mas isso não significa necessariamente que você não possa enviar vídeos que incluam sampling ou remixagem de outros trabalhos, que é algo como uma tradição do YouTube. É só que qualquer trabalho enviado ao Play "tem de ser feito de modo incrivelmente criativo e consciente", explicou Spector.

O que você acha? Está pronto para o desafio? Há alguém aí pronto para se tornar o próximo grande artista do século 21? Se alguém respondeu "sim", o YouTube o espera.
(Ian Paul)
Fonte: IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário