20100408

O que a comunicação verbal pode fazer pela sua carreira?

Reinaldo Passadori fala sobre as capacidades pessoais baseadas em sete dimensões da comunicação verbal. Conheça-as e saiba como aplicá-las.

Não são apenas os estudiosos que alertam para a posição de destaque assumida pela comunicação nos últimos anos. Cada vez mais percebo essa percepção no próprio cidadão comum, o indivíduo que já sentiu a necessidade de se comunicar e de se familiarizar às pressas com as novas e velozes ferramentas da informação. Isso seja na hora de disputar uma vaga no mercado do trabalho ou quando a comunicação é indispensável para cultivar relacionamentos. Perceba o quanto usamos a comunicação na hora de realizar a manutenção da nossa vida social.

Mas, isso não é de hoje. Em toda a história humana, sempre tivemos a comunicação como mecanismo único e necessário para a nossa evolução – quando expressamos necessidades, quando compartilhamos experiências, quando é preciso transmitir informações para obter cooperação e organização. Sem a comunicação, jamais poderíamos ser melhores hoje do que fomos ontem, tampouco avançar amanhã com relação a onde estamos hoje. A comunicação, desde o início da história do Homem, faz avançar o estágio das coisas, da nossa vida e do retrato da sociedade em geral.

Se mergulharmos fundo no tema, vai ser fácil perceber que, no final das contas, estamos em busca de algo maior: descobrir a nossa essência e ampliar a nossa consciência. Porque a comunicação serve para isso mesmo: transmitir qualquer espécie de conhecimento e, ao mesmo tempo, suprir a maior necessidade humana, a busca pelo infinito, talvez o divino. É nesse caminho que estabelecemos laços de cultura e identidade.

Quero alertar para isso porque quando entendemos essa profundidade da comunicação, percebemos que ela necessita de amor e afeto para ser inteira, completa, integral. A comunicação, se respeitada e entendida como uma ferramenta a ser lapidada em cada um de nós, pode render bons frutos para o desenvolvimento pessoal e profissional. Principalmente em tempos de mudança, como este que experimentamos agora. Acredite: a mudança começa no ser humano, o protagonista das histórias que movem o mundo. E acho que todos preferem mudar para melhor.

Quem acha complicado lidar com o desenvolvimento da capacidade de se comunicar, muitas vezes aponta o crescente volume de informação corrente no mundo como o maior obstáculo. Mas, não adianta reclamar, esse volume não vai diminuir. A questão é outra: se a nossa forma de compreender o mundo e os meios de se relacionar com os outros está mudando na medida em que a comunicação se torna mais importante e mutante, precisamos buscar algo na essência. Precisamos perceber e desenvolver nossas capacidades de acordo com as novas ferramentas (afinal, ninguém quer correr o risco de ficar parado no tempo) e ir além. Isso significa se envolver com as dimensões da comunicação. Costumo apontar 7 dimensões na comunicação verbal. Confira abaixo.

A primeira é a intrapessoal, que tem a ver com a “ponte” que uma pessoa estabelece consigo mesma e até onde ela é capaz de trabalhar o seu comportamento e transformar a timidez em força para assumir confiança com entusiasmo.

A segunda dimensão é a interpessoal, que não é exatamente o oposto da primeira, mas engloba o diálogo, a importância do feedback, o elo com nosso interlocutor e a força da alteridade (a capacidade de se colocar no lugar do outro).

Outra dimensão é a vocal, que lida muito com o “como” dizer.

Para completar a lista, a quarta dimensão trata da comunicação corporal: até que ponto os nossos gestos e sinais são importantes para as mensagens sem palavras?

A dimensão técnica, por sua vez, tem a ver com os poderosos recursos para uma comunicação adequada aos ambientes e circunstâncias, mas, é na dimensão intelectual, que a produção dessa comunicação assume destaque quando somos capazes de planejar e preparar com propriedade as nossas apresentações.

Por último, e não menos importante, a dimensão espiritual se refere ao cultivo dos nossos valores para a busca de uma liderança pessoal e exclusiva neste estágio de “animal especial” alcançado pelo Homem, onde é concedida a cada um de nós a magnífica oportunidade de deixarmos a nossa marca no mundo.

Como você pode perceber, a comunicação nem é um bicho-de-sete-cabeças, nem é a coisa mais simples desse mundo. Por isso, ela tem que ser levada a sério, na sua profundidade. Hoje, somente com este mergulho que percorre as dimensões da comunicação poderemos aplicá-la à vida e ao trabalho. A comunicação desenvolvida tem poder suficiente para provocar mudanças positivas em nossas vidas. Mudanças movidas pela ética, pela dignidade e pelo amor.

Fonte: HSM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário