20100422

Eleições 2.0 l Não foi o Obama quem começou!

O exemplo que Obama teve para iniciar sua campanha e chegar a vitória.
Um debate muito bacana e cheio de idéias foi esse relacionada à eleição de Barack Obama em 2008 e até hoje esta repercutindo nas mídias e nas Redes Sociais. Algo que muita gente não sabe é que o Presidente dos EUA não iniciou essa “revolução” na política mundial.

Em 2000 o senador John McCain, que foi derrotado por Obama em 2008 ficou conhecido ao veicular banners em diversos sites divulgando e pedindo o apoio à sua pré-candidatura.

Mas o primeiro candidato em uma corrida presidencial a conseguir de fato usar a internet como mais que uma ferramenta de comunicação de mão única foi Howard Dean (foto), pré-candidato democrata nas eleições de 2004 e então governador do estado de Vermont.

Dean é pouco conhecido por governar Vermont – um estado com pouco mais de 600 mil habitantes -, Dean era considerado um azarão na disputa pela vaga de candidato democrata à presidência. Nos EUA, os partidos costumam organizar prévias para definir o candidato que concorrerá nas eleições. Usando a internet para levantar fundos e mobilizar apoiadores por todo o país, Dean conseguiu se posicionar como um concorrente real à vaga.

Uma das marcas da campanha de Dean foram os encontros promovidos pelo site Meetup. O site trata-se de um serviço online e gratuito que permite aos usuários encontrarem ou criarem grupos que se reúnem presencialmente.

Por acaso, Joe Trippi, coordenador da campanha de Dean, ficou sabendo que algumas centenas de pessoas tinham se inscrito no Meetup para participar de encontros e conversar sobre a candidatura de Dean. Percebeu também que ele era o pré-candidato com o maior números de interessados em encontros no site.

Com isso Dean incluiu no site da sua campanha um link para a página no Meetup divulgando mais ainda os encontros dos interessados em sua candidatura, em poucas semanas o número de participantes cresceu de 2.700 para mais de oito mil participantes e durante toda campanha esse número chegou a 190 mil pessoas.

Outra iniciativa foi criar um blog no site da campanha, só que em vez de usar o blog apenas como mais um canal para mensagens oficiais, os posts eram escritos e assinados por colaboradores de várias áreas da campanha e usavam o mesmo tom e estilo informais característicos do meio em que estavam.

Dean também surpreendeu ao usar a internet como forma de angariar fundos para sua campanha. Na forma tradicional os candidatos procuram poucos eleitores que fazem doações expressivas, mas na campanha feita pela internet, Dean angariava doações pequenas, mas de diversos eleitores e até mesmo por cartão de crédito. A campanha foi um sucesso e recebeu mais de 53 milhões de dólares em doações superando Bill Clinton em 1995.

Dean não ganhou a candidatura que foi dada a John Kerry que acabou perdendo para Bussh em 2004, mas fica um grande exemplo que foi utilizado com êxito por Obama em 2008.
Fonte: Outro Lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário