20100116

Selo do Twitter: reze para conseguir o seu

O Twitter - rede de mensagens de até 140 caracteres - viveu um momento de triunfo internacional em 2009: só no Brasil, ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários. Junto com o sucesso vieram os problemas, como uso indevido do sistema - é o caso do retweet falso e a criação de perfis falsos. Para combater o último, a ferramenta criou um selo de autenticidade, o Verified Account, que pretende atestar que uma conta de fato pertence a quem parece pertencer. Apesar da iniciativa, nem tudo vai bem nessa área também.

MAIS INFORMAÇÕES Desde que foi lançado, em junho, o selo pode ser requisitado por qualquer usuário - confira o passo-a-passo no fim desta reportagem. Porém, o privilégio ficou restrito a um seleto grupo de contas - leia-se "pessoas públicas" e órgãos governamentais.

Os brasileiros - campeões mundiais em permanência na ferramenta, com 57 minutos ao mês - encontram dificuldade adicional para obter o Verified Account: a imprevisibilidade do Twitter. Um exemplo: em junho, logo após a criação do selo, os apresentadores do programa de TV CQC Marcelo Tas e Rafinha Bastos fizeram a requisição. Tas obteve resposta - e o comprovante - dois meses depois. Bastos - quarto perfil mais seguido no Twitter no Brasil - espera até agora.

Ironizando a situação, ele criou seu próprio selo, o "Very Stupid Account" (Perfil muito tolo). "Esse é único e ninguém tem (risos)", brinca. Assim mesmo, ele critica a postura do Twitter: "O problema é que fica a impressão de existir dois grupos distintos e hierárquicos de usuários na ferramenta."

A reportagem de VEJA.com procurou a administração do Twitter, para esclarecer os critérios para a concessão ou não do carimbo digital. Não obteve resposta.



A conta de VEJA na rede de microblogs também aguarda o selo de autenticação. Desde outubro, três solicitações foram feitas ao Twitter. Nenhuma resposta foi dada.

Tas, primeiro brasileiro a garantir o selo, explica a importância da verificação para sua conta. "Tentavam criar outro perfil pessoal em meu nome", explica. "Com uma conta autenticada pela própria ferramenta, acabaram os boatos da rede."

Como solicitar o selo - Os interessados em requerer o certificado, devem acessar a área correspondente no Twitter. Clique na opção Feedback Form: automaticamente, seu pedido será enviado aos administradores da rede. Segundo as regras apresentadas, será verificado se o usuário requerente de fato mantém o link de seu perfil no Twitter em seu site oficial - o que comprovaria a autoria da conta do microblog.

Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário