20091202

Orkut: veja as principais mudanças na rede social após sua reformulação

A Campanhas e Ideias compila principais alterações que Google promoveu na popular rede social aos que ainda não ganharam convite para o novo serviço.
A imagem "vazada" pela página de download do Chrome em português era real - a estratégia do Google de criar burburinho por meio de um personagem inventado que "descobriu" a reprodução do novo Orkut, chamado não aleatoriamente de Danilo Miédi (brincadeira com "me add", me adicione em inglês), deu certo.

Mesmo após a revelação da estratégia de comunicação, é Danilo que concentrará a distribuição de novos convites àqueles que não foram escolhidos pelo Google Brasil para testar a nova interface logo após seu lançamento.

> O Facebook ameaça o Orkut no Brasil?

O buscador afirma que vai convidar, inicialmente, entusiastas do Orkut. Quanto mais antigo e mais uso faça da rede, maiores as chances parase ganhar um convite.

Para a maioria dos que não entraram na lista do Google ou ainda não receberam convites pelas mãos de Danilo, compilamos as principais mudanças que a interface do Orkut sofreu no dia 29 de outubro.

Vale lembrar que quem estiver na lista do Google ou for contemplado por Danilo poderá distribuir convites para seus amigos em um prazo não determinado, assim como o buscador já havia feito com o Gmail e com o Orkut no seu início.


Um novo arranjo no perfil - A primeira modificação que você vai notar é o rearranjo na sua tela inicial.

Sua foto está maior e, no geral, há menos informações espalhadas pela tela. Ali você pode atualizar seu status (a ferramenta não é novidade, mas seu campo foi expandido).

Os depoimentos recebidos agora ficam encolhidos em uma barra logo abaixo dos aniversariantes - o Google resolveu colocar um simpático ícone de presente sobre a foto daqueles que aniversariam no dia.

Entre a foto do perfil e os depoimentos estão os contatos sugeridos pelo Orkut, dispostos em um efeito semelhante ao CoverFlow, criado pela Apple para facilitar a navegação em músicas do iTunes ou arquivos do Mac OS X.

O posicionamento da lista de amigos e das comunidades nas quais o usuário está inscrito não foi alterado.

Cinco cores diferentes - Se você cansou do tradicional azul claro que domina a interface do Orkut desde 2004, respire aliviado: o novo Orkut permite que você defina quatro novas cores (além do óbvio azul) para enfeitar seu perfil.

No canto superior direito da nova tela inicial é possível escolher que sua interface apareça em verde, laranja, lilás ou preto.
A modificação será restrita apenas aos convidados - se você mudar a cor do seu perfil para laranja e seu amigo ainda estiver no Orkut antigo, ele não verá a novidade.




Foco nas atualizações - A lista de atualizações dos seus contatos, algo adotado pelo Orkut no segundo semestre de 2007, ganha maior destaque em sua nova interface.

Logo abaixo dos depoimentos, o Orkut atualiza em tempo real ações suas e de seus contatos, como definições de status, publicações de fotos e vídeos e adições de novos amigos.

A maior novidade da ferramenta é a possibilidade de acrescentar comentários às atividades, o que aproxima o Orkut não apenas do serviço agregador FriendFeed como do rival Facebook.

Inicialmente, os comentários serão restritos apenas ao que usam a nova interface.



Amigos com barra de rolagem - Já tentou achar um amigo na sua lista e ser obrigado a recarregar a página de contatos após consultar um número determinado?

O novo Orkut agora permite que você navegue por seus amigos a partir do seu perfil sem carregar página atrás de página graças à uma barra de rolagem - ao chegar ao fim da lista, o Orkut carrega automaticamente novos contos.
Busca nas comunidades - Na versão antiga do Orkut, o box de amigos tinha uma barra de busca exclusiva que procurava os contatos à medida que o usuário digitava o nome. Agora, o box de comunidades conta com sistema semelhante.

A barra de busca para comunidades vai restringindo as comunidades nas quais o usuário está inscrito conforme ele digita as letras no teclado, algo que facilita a navegação pelos grupos.


Melhoria em fotos e vídeos - Ao publicar um álbum de fotos no novo Orkut, o usuário pode definir informações, como o nome do grupo ou das fotos, enquanto as imagens são publicadas no servidor do Google.

É possível ainda fazer edições básicas nas fotos, como rotacionar e escolher um arquivo para ser capa do álbum, e selecionar quais dos seus amigos terão permissão para ver e comentar as imagens.



Simultaneamente, a visualização de vídeos no novo Orkut ganhou melhorias - ao apertar o play, os vídeos do YouTube ganham maior destaque na interface do Orkut, integrados todos em uma mesma página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário