As redes sociais podem ser aliadas das empresas. Mas, como são ambientes públicos, todo cuidado é pouco na internet. Acompanhe as dicas dos especialistas
Por Flávia Gianini
Imagine a cena: você entra no escritório, senta na sua mesa e grita: "Eu odeio meu trabalho, meu chefe é um babaca". É muito pouco provável que isso aconteça. Ninguém em sã consciência, ou que não queira ser demitido, faria algo parecido. Mas o que dizer quando coisas assim são escritas no mural no Facebook ou Twitter? É diferente?
“Não é diferente. É exatamente igual. Na verdade, é até pior, pois o que está escrito tem sempre mais peso do que o que é apenas dito. Mesmo em uma rede social, as palavras tomam um caráter mais oficial que se fossem ditas numa mesa de bar, por exemplo”, explica a psicóloga e doutora em recursos humanos, Gisele Damasceno.
Uma pesquisa rápida no Twitter mostra que há muitos usuários fazendo isso (observe a imagem abaixo). “Parece que as pessoas não entenderam que a internet é um ambiente público e social ao mesmo tempo, como as pracinhas das cidades do interior. Estão todos sempre por lá, e quem não está fica sabendo dos acontecimentos por meio dos outros. Então, todo cuidado é pouco”, alerta Damasceno.
Uma pesquisa rápida no Twitter mostra que há muitos usuários fazendo isso (observe a imagem abaixo). “Parece que as pessoas não entenderam que a internet é um ambiente público e social ao mesmo tempo, como as pracinhas das cidades do interior. Estão todos sempre por lá, e quem não está fica sabendo dos acontecimentos por meio dos outros. Então, todo cuidado é pouco”, alerta Damasceno.
Mas como saber o limite do que é, ou não publicável/postável? “Não diga no universo virtual o que você não diria abertamente no seu ambiente de trabalho”, resume a psicóloga. O conselho parece rígido demais, especialmente para os nascidos a partir da Geração Y, mas não é, garante Damasceno. “Não podemos ser ingênuos em acreditar na liberdade de expressão, mesmo quando ela fere os interesses ou a imagem da empresa onde se trabalha”, explica.
Para o diretor de recrutamento, Roberto Rodrigues, o que é publicado na internet é mais perigoso. “A intenção pode ser mal interpretada numa frase escrita no Twitter, pois não é possível saber o tom da observação”, diz.
Uma agravante é que, nas redes, tudo se espalha com rapidez e os rastros das mensagens ficam registradas para sempre. Mesmo que você se arrependa e apague, ele pode ficar capturado. “O mais adequado é fazer os elogios em público e as críticas, em particular”, aconselha Rodrigues.
Para evitar confusões causadas pela sua vida virtual que podem afetar sua vida profissional ou seus negócios, siga dez dicas selecionadas:
1) Repita como um mantra: rede social é um ambiente público
Se a sua mãe está lá, qualquer um também pode estar, até o filho geek do seu chefe analógico. Então, não presuma que você tem somente amigos íntimos na sua rede de contatos.
2) Antes de postar: pare, pense e repense
Se não diria exatamente igual para um superior hierárquico, reflita. O conteúdo pode ser arriscado e pode não valer seu emprego.
3) Reveja o linguajar usado antes de postar
Toda vulgaridade será castigada. Mesmo um comentário bobo, com palavras pesadas pode render problemas.
4) Configure sua conta com o máximo de privacidade
Faça um teste: digite no Google seu nome. Aparece posts de Twitter, Facebook, etc? Você não está nada seguro.
5) Informe-se sobre o manual de conduta da empresa
Algumas empresas já têm políticas de redes sociais para que o colaborador não cometa deslizes inadvertidamente.
6) Evite associar seu nome ao da empresa ou ao cargo que ocupa
Se o seu perfil não for especificamente profissional, é melhor não se apresentar como funcionário de uma empresa, pois se ela julgar que um post pode prejudicá-la, ela pode demitir o autor por justa causa.
7) Cuidado com temas polêmicos
Religião, política, orientação sexual e futebol estão entre as confusões mais comuns causadas através das redes sociais. Vide os casos de pessoas demitidas por uso do Twitter.
8) Fique atento com fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras. Ter uma conta hackeada é mais comum que você imagina. Aí todo mundo vai ver você bêbado na micareta ou dançando a velocidade cinco do creu, com a cerveja na mão.
9) Esqueça os problemas pessoais nas redes
O nome já diz tudo: pessoais. Reclamar da sogra com sua irmã é uma coisa. Mas grite que ela é uma bruxa na praça da cidade do interior onde vocês vivem e veja o efeito que tem.
10) Não adicione quem você não conhece
O mundo não é o País das Maravilhas, onde ninguém é o que parece, mas aquele cara que está te seguindo no Twitter, pode ser aquele diretor bem conservador do RH.
Para o diretor de recrutamento, Roberto Rodrigues, o que é publicado na internet é mais perigoso. “A intenção pode ser mal interpretada numa frase escrita no Twitter, pois não é possível saber o tom da observação”, diz.
Uma agravante é que, nas redes, tudo se espalha com rapidez e os rastros das mensagens ficam registradas para sempre. Mesmo que você se arrependa e apague, ele pode ficar capturado. “O mais adequado é fazer os elogios em público e as críticas, em particular”, aconselha Rodrigues.
Para evitar confusões causadas pela sua vida virtual que podem afetar sua vida profissional ou seus negócios, siga dez dicas selecionadas:
1) Repita como um mantra: rede social é um ambiente público
Se a sua mãe está lá, qualquer um também pode estar, até o filho geek do seu chefe analógico. Então, não presuma que você tem somente amigos íntimos na sua rede de contatos.
2) Antes de postar: pare, pense e repense
Se não diria exatamente igual para um superior hierárquico, reflita. O conteúdo pode ser arriscado e pode não valer seu emprego.
3) Reveja o linguajar usado antes de postar
Toda vulgaridade será castigada. Mesmo um comentário bobo, com palavras pesadas pode render problemas.
4) Configure sua conta com o máximo de privacidade
Faça um teste: digite no Google seu nome. Aparece posts de Twitter, Facebook, etc? Você não está nada seguro.
5) Informe-se sobre o manual de conduta da empresa
Algumas empresas já têm políticas de redes sociais para que o colaborador não cometa deslizes inadvertidamente.
6) Evite associar seu nome ao da empresa ou ao cargo que ocupa
Se o seu perfil não for especificamente profissional, é melhor não se apresentar como funcionário de uma empresa, pois se ela julgar que um post pode prejudicá-la, ela pode demitir o autor por justa causa.
7) Cuidado com temas polêmicos
Religião, política, orientação sexual e futebol estão entre as confusões mais comuns causadas através das redes sociais. Vide os casos de pessoas demitidas por uso do Twitter.
8) Fique atento com fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras. Ter uma conta hackeada é mais comum que você imagina. Aí todo mundo vai ver você bêbado na micareta ou dançando a velocidade cinco do creu, com a cerveja na mão.
9) Esqueça os problemas pessoais nas redes
O nome já diz tudo: pessoais. Reclamar da sogra com sua irmã é uma coisa. Mas grite que ela é uma bruxa na praça da cidade do interior onde vocês vivem e veja o efeito que tem.
10) Não adicione quem você não conhece
O mundo não é o País das Maravilhas, onde ninguém é o que parece, mas aquele cara que está te seguindo no Twitter, pode ser aquele diretor bem conservador do RH.
Fonte: Revista Isto É Dinheiro
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