20110104

Twitter e mercado de ações, existe alguma relação real?

Basta dar uma espiada para notar que redes sociais se tornaram um celeiro rico para investidores trocarem dados sobre o mercado - ou a versão moderna dos operadores que uma vez já gritaram no pregão.
"Usuários dos microblogs parecem ser menos ingênuos que os
usuários de outras plataformas do tipo", explica o pesquisador

Mariana Segala  

Mas dá para confiar nas informações que saem dali? Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, indica que, aparentemente, sim.

Durante o primeiro semestre do ano passado, o pesquisador Timm Sprenger coletou 250 mil mensagens do sistema de microblog que mencionassem alguma das empresas listadas do S&P 100, um dos principais índices de ações do mercado americano.

O conteúdo de cada uma das mensagens foi analisado e classificado, com o auxílio de softwares, e comparado com o desempenho das ações dia por dia. Conclusão? O Twitter não move os mercados, mas reflete questões que balançam as bolsas - e que dificilmente são observadas pelo investidor comum de outra forma.

"Pode, assim, servir como um indicador do mundo real", explicou Sprenger ao Brasil Econômico.

Os achados da pesquisa são vários. Exemplo: cada aumento de 1% no volume de mensagens sobre ações publicadas no Twitter está associado a um crescimento de 10% nos volumes negociados na bolsa.

"O volume de mensagens um e dois dias atrás preveem o volume negociado do dia corrente", aponta o estudo.

Quantidade, porém, não significa qualidade. Mais de 50% das mensagens foram publicadas por apenas 1,5% dos usuários identificados. A qualidade das mensagens dos "twitteiros" de plantão, no entanto, não é consistentemente maior que a da média.

Por qualidade, Sprenger entendeu a coincidência do retorno no dia da ação mencionada com a recomendação para ela (compra ou venda) presente nas mensagens.

Investidores que dão dicas de melhor qualidade, segundo o estudo, possuem mais seguidores e são mais "retwittados". Atenção, aliás, ao usuário @stockpicksnow, apontado na pesquisa como o "twitteiro" com mensagens de nível mais elevado de qualidade, atingindo taxa de 79,4%.

Uma lista com os dez melhores e outras informações estão disponíveis no site Tweet Trader.

Sprenger também concluiu que os investidores presentes no Twitter diferem do padrão que sugere a compra de uma ação depois de ela já ter ganhado impulso. Eles costumam, sim, recomendar um papel depois que ele caiu.

"Usuários dos microblogs parecem ser menos ingênuos que os usuários de outras plataformas do tipo", explica o pesquisador. "Definitivamente, não estou dizendo que o Twitter é uma máquina de fazer dinheiro, mas a estatística mostra que é levemente melhor do que a adivinhação aleatória".

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário