20101217

Conselhos para destacar seu perfil no LinkedIn em 2011

Maioria dos perfis está recheada de chavões como "dinâmico", "inovador" e "foco em resultados". Se é o seu caso, está na hora de uma revisão.

Por Kristin Burnham

Se seu perfil no LinkedIn inclui qualquer um desses termos _ “dinâmico, motivado, orientado a resultados e solucionador de problemas com testemunhos de eficiência comprovada” _ provavelmente chegou a hora de uma atualização.

Esta semana o LinkedIn divulgou os 10 termos mais usados em perfis de usuários americanos – e que, segundo o serviço, são ambíguos e não querem dizer realmente nada.

“Quer saber o que aborrece as pessoas em um perfil do LinkedIn? Os clichês, palavras e frases que todo mundo usa?”, diz Menu Sharma, diretor de pesquisas, via o blog oficial da empresa. São elasl:

Extensa experiência

Inovador

Motivado

Orientado a resultados (prático)

Dinâmico

Experiência comprovada

Trabalho em equipe

Ágil

Solucionador de problemas

Empreendedor

“Esses são os chavões que as pessoas veem com frequência na mídia – e, portanto, refletem o que leem e ouvem”, diz Lewis Howes, autor de “LinkedWorking: Generating Success on the World’s Largest Professional Networking Website”.

“Eles buscam estas palavras automaticamente porque pensam que é o que as pessoas querem ouvir. O fato é que, se todo mundo as usa, está na hora de descobrir um jeito de se destacar.”

Fenômeno global

Os Estados Unidos não estão sozinhos nesse uso exagerado de chavões. Estados Unidos, Canadá e Austrália usam em excesso a frase “ampla experiência”, de acordo com o LinkedIn. Brasil, Espanha e Índia abusam do termo “dinâmico”. No Reino Unido, “motivado” aparece bastante. Na França, Alemanha, Itália e Holanda, a palavra número um da lista das mais utilizadas é “inovador”.

Quer começar o ano novo de forma realmente nova? Eis três mudanças rápidas que você poderá aplicar agora mesmo em seu perfil no LinkedIn para assegurar que seu perfil se destacará diante dos outros.

1:: Mantenha seu perfil simples

Leia seu perfil. Culpado por abusar dos chavões? Em caso afirmativo, remova-os e comece seu perfil do zero – e busque dizer as coisas de forma simples. Quando tiver terminado, pergunte-se a si mesmo se uma criança de 12 anos entenderia o básico do que você quis dizer, aconselha Howes.

“O segredo é usar palavras simples para explicar a outros quem você é, o que faz e como pode ajudá-los”, explica. “Essa é a mensagem que você quer passar. Mantenha-a clara e certifique-se de que seja facilmente compreendida.”

2:: Palavras-chave são fundamentais

Um dos erros mais comuns, adverte Wayne Breitbarth, autor do “The Power Formula for LinkedIn Success”, é aderir ao LinkedIn com um propósito.

“Se você não sabe por que está lá, como poderia elaborar uma estratégia?”, pergunta o autor.

Breitbarth recomenda dedicar algum tempo para determinar o que você espera obter do serviço. Então, desenvolva uma lista de palavras-chave apropriadas que as pessoas poderiam usar para encontrá-lo no LinkedIn.

Se você é um consultor de TI, suas palavras poderiam ser “TI”, “consultor” e “consultor de tecnologia”. Distribua o uso dessas palavras em seu perfil, mas evite abusos, aconselha.

3:: Incremente seu perfil com Add-Ons

O LinkedIn oferece diversos aplicativos e recursos de laboratório que podem ajudar a incrementar seu perfil. Um deles é obrigatório, diz Howes: o app SlideShare Presentations, que lhe permite carregar um vídeo de apresentação.

“Se você pode se diferenciar de outros profissionais, então será notado”, diz Howes.

Grave um vídeo de si mesmo com no máximo um minuto e meio de duração. Nele, procure sintetizar o conteúdo de seu perfil. Inclua uma rápida introdução de quem você é, o que faz, como pode ajudar outros e a melhor forma de ser contatado – telefone, Skype ou e-mail, por exemplo.

Tenha o cuidado de se vestir adequadamente, grave o clipe com boa iluminação e agradeça a todos que visitam sua página, acrescenta Howes.

Para carregar seu vídeo no LinkedIn, visite a página Upload do app SlideShare do LinkedIn. Quando o vídeo estiver carregado, você será levado a uma página de vídeo para, de lá, compartilhar o conteúdo no LinkedIn, Twitter e outras redes sociais.

Fonte: Computer World

Nenhum comentário:

Postar um comentário