20101117

Só 5% dos usuários têm senhas complexas na web, diz pesquisa

Apenas 5% dos usuários fazem uso de senhas complexas (misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais) para sites na rede, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela empresa de segurança em internet BitDefender.

Questionados se usam as mesmas senhas para quase todas as suas contas, 73% dos entrevistados disseram que sim.
O estudo, que foi conduzido pela PhD em Estatística e Informática Sabina Datcu, aponta ainda um resultado inusitado: 12% dos mil entrevistados deram a senha à pesquisadora sem que ela tenha pedido.

"Minha senha é xvc840m [caracteres escolhidos ao acaso]. Você a achou forte o suficiente?", disseram usuários, segundo nota da BitDefender.

Quanto à complexidade de suas senhas, 25% afirmaram que suas senhas têm o mínimo de caracteres pedidos (seis, no geral). Apenas 1% do total de entrevistados afirmou ter alguma senha com 15 caracteres ou mais.

No entanto, a complexidade de uma senha não é medida somente com base em seu tamanho, mas também em relação ao tipo de caracteres que ela contém. O experimento mostrou que mais de 60% dos entrevistados utilizam apenas letras maiúsculas ou minúsculas em suas senhas, enquanto 21% utilizam uma combinação dos dois.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário