20101120

Como construir sua marca pessoal através de mídias sociais

Você tem uma marca pessoal? Uma reputação que o acompanha independentemente da empresa ou da instituição onde está no momento? Claro, todos temos uma. A questão real é se ela é forte o suficiente para sustentar-se, e até crescer, se não estiver atrelada a um “sobrenome” corporativo.

Ainda que seja bem real, entretanto, é uma questão “zen”, no sentido em que o importante não é respondê-la, mas “ficar diante dela”. Em termos menos “esotéricos”, você não pode esperar passivamente uma resposta, pois ela pode vir tarde demais. Você precisa se antecipar ao destino, construindo ou consolidando sua reputação. Principalmente nestes nossos tempos, online e real-time praticamente o tempo todo.

Algumas medidas são simples. Por exemplo, criar um destino para sua marca pessoa através de um domínio próprio: http://www.seunome.com./ Ou, mais facil ainda, fazer isso através de uma ferramenta oferecida por redes sociais, como por exemplo, LinkedIn. Ou Facebook. Esta última, aliás, junto com o Twitter, transforma-se mais e mais em um instrumento multiplicador de reputações. For better or for worse.

Até porque, mesmo sem querer, estamos permanentemente recriando nossa reputação. Graças ao nosso “lifestreaming”, ou “fluxo de vida”. Esse termo foi criado na Universidade de Yale, em meados de 1990, por Eric Freeman e David Gelenter, e significa, de acordo com a Wikipedia, “o fluxo de documentos ordenado temporalmente que funciona como um diário da nossa vida eletrônica; cada documento que criamos e cada documento que outras pessoas nos enviam é armazenado em ánosso eletrônico registro de nascimento).

A partir da cauda, em direção ao presente, nosso fluxo contém documentos mais recentes – texto nmão terminado ou novas mensagens de email; outros documentos (imagens, correspondências, contas, filmes, mensagens gravadas, softwares) são armazenados nesse intervalo. A partir do presente, em direção ao futuro, o fluxo contém documentos que precisaremos: lembretes, itens de calendário, listas de tarefas”.

Segundo Jeff Bullas, um consultor, coach, mentor e palestrante, que se especializou em marketing digital e principalmente o uso de mídias sociais, há essencialmente duas maneiras de se enxergar sua marca pessoal online:

1. Como uma marca pessoal online que aperfeiçoa uma marca offline já substancial (o exemplo que ele oferece é Oprah Winfrey que inicialmente criou uma marca pessoal via mídia de massa que a amplificou online);

2. Como uma marca cuja presença online alavanca a presença offline (o exemplo que me ocorre disso é o @Ocriador, que ganhou tantos seguidores que já foi contratado para uma recente campanha publicitária – online, é certo, mas o dinheiro que recebeu é bem offline!).

Outro dado importante: marcas pessoais online são mais efetivas quando se concentram em um nicho. Portanto, se você deseja alavancar sua marca pessoal, a seleção do nicho onde irá se concentrar é um dos primeiros passos mais importantes da jornada.

De volta à questão inicial, o problema é como alavancar sua marca pessoal em um mundo crescentemente digital e atingir massa crítica. David Armano em uma apresentação que fez na conferência sobre convergência de Chicago sugere 5 maneiras de fazer sua marca pessoal crescer e multiplica até atingir massa crítica.


In Prospectator | Blog Mídia 8

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