20100830

Você atinge seu público alvo através do Twitter?

Monte uma nuvem de tags baseada na bio de seus seguidores
No artigo anterior citei um site que ajude com que você crie sua própria nuvem de tags baseado em seu feed rss, conteúdo de artigo específico ou mesmo baseado em um texto que você forneça à ferramenta.

No artigo de hoje vamos usar o Twitter como base para criação de uma outra nuvem de tags, mas desta vez não uma nuvem de tags qualquer.

É de conhecimento de quase todo mundo que o Twitter além de rede social é a ferramenta de Marketing Web mais lembrada por empresários, publicitários, profissionais de marketing e diversos outros quando têm-se a intenção de fazer publicidade na internet ou Marketing digital. Porém, muito têm-se discutido a respeito de número de seguidores e relevância, por vezes também visitas geradas para sites/blogs provenientes desta rede social. Mas e o público alvo? Estamos alcançcando-o?

Para ter uma idéia a respeito disso, apresento aqui o TwitterSheep.

Fazendo uso da API pública do twitter esta ferramenta que tem Nick Bilton – colunista do New York Times – como um de seus criadores baseia-se na bio dos seguidores do perfil fornecido para montar uma nuvem de tags. Abaixo, um exemplo da nuvem de etiquetas feita a partir dos seguidores do meu perfil:

Com base nestas informações qualquer empresa que esteja trabalhando com Marketing Web ou o profissional de Marketing digital pode aferir se sua(s) campanha(s) de Publicidade na Internet realmente atinge(m) o público alvo, já que assim sabemos quem são os seguidores de determinado perfil.

Pulo do gato: Obviamente nada nos impede de usar a mesma ferramenta para analisarmos perfis de nossos concorrentes.

Descobri esta ferramenta por indicação da amiga @Karolkitty que me indicou o artigo: O que diz a ‘bio’ dos seus seguidores do Twitter. Aqui vai o meu “Muito obrigado.
Fonte: Blog de Alexsandro Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário