20100720

Importância da simplicidade

Quando analisamos produtos inovadores, a importância da simplicidade é um tema que sempre ganha destaque para indicar os produtos que possuem maior chance de sucesso. Com essa premissa em mente, as empresas precisam saber que criar um produto simples não é fácil, mas que esse esforço trará um grande diferencial competitivo.

Alcançar a simplicidade exige investimento de tempo e dinheiro. Além de certa dose de arte e genialidade no desenvolvimento do produto, a criação de um produto simples exige um contato constante com os usuários. Muito mais importante do que as ideias da equipe de projeto, ouvir o usuário é a melhor forma de saber o que o mercado realmente precisa e entender como melhorar o produto para tornar seu uso mais simplificado.

Produtos simples geram redução de custo na criação de material publicitário e de suporte, além do destaque no mercado e consequente aumento nas vendas. Quanto mais intuitivo for seu uso, menos a empresa precisará investir em estratégias de comunicação atrativas, manuais de instrução e suporte ao usuário. Isso significa que além do uso ser simples, também é fundamental que os benefícios do produto a seu público-alvo sejam comunicados de forma simples na campanha de vendas.

Isso acontece porque produtos simples são entendidos mais rapidamente. Eles não só diminuem a necessidade de tirar dúvidas, como ainda facilita muito a vida do usuário quando ele quiser demonstrar seu funcionamento e indicá-lo para seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Quanto menos atrito a mensagem tiver, mais facilmente ela se espalhará e posicionará o produto como referência no mercado.

Um exemplo do poder da combinação da simplicidade de uso com simplicidade na comunicação vem da Apple. Pensar em uma empresa de computadores produzindo mp3 players, telefones e câmeras pareceria uma ideia esdrúxula caso não conhecêssemos a Apple. Alguém consegue imaginar um mp3 player ou um telefone criados pela IBM?

Nesse caso, a empresa não se posiciona apenas como uma fabricante de computadores. Ao pensarmos na Apple, imaginamos dispositivos multimídia extremamente fáceis de usar, com grande interação com a internet e possibilidade de integração com aplicativos diversos para facilitar o dia a dia. Seja qual for o dispositivo, no primeiro contato já temos uma boa noção de como ele irá funcionar e quais suas aplicações em nosso cotidiano.

Um ponto importante é que a simplicidade não é importante apenas para produtos de tecnologia. Mesmo prestadores de serviço precisam sempre avaliar a simplicidade de sua comunicação ao se fazer as seguintes perguntas:

- Os principais benefícios do meu produto/serviço são demonstrados de forma clara?
- Ao fazer a compra, o cliente saberá exatamente como usufruir dos benefícios do meu produto/serviço?
- Caso aconteçam problemas que não haviam sido previstos, como irei resolvê-los?
- Existem formas claras para que o cliente possa reportar problemas e enviar sugestões de melhoria?
- Eu consigo explicar meu produto/serviço em menos de 30 segundos para alguém que não é do meu mercado?

Caso a resposta para alguma dessas perguntas seja “não”, a empresa precisa urgentemente reavaliar seus processos e refiná-los até que soluções para esses problemas sejam encontradas.
Como dito antes, criar produtos e serviços simples é um investimento. Como qualquer investimento, possui um custo de tempo e dinheiro em prol de resultados no longo prazo. Cada segundo gasto para deixar o produto mais simples será compensado na economia de tempo para resolução de problemas futuros.

Lembre-se que simplicidade é o resultado de um processo extremamente complexo para fazer um produto realizar as tarefas desejadas da forma mais intuitiva possível. Alcançar esse estágio de simplicidade é um processo extremamente complexo, mas que irá diferenciar os produtos “comoditizados” das verdadeiras obras de arte que tomarão a liderança do mercado.

Millor Machado (Engenheiro de Controle e Automação pela Unicamp com experiência em vendas e consultoria estratégica. É co-fundador do Empreendemia (www.empreendemia.com.br). Recentemente lançou com seus sócios o livro “Desenvolvimento de Produtos sem enrolação”, relatando sua experiência no desenvolvimento do Empreendemia.)
Fonte: HSM Online

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