20100723

Debate On-Line usará Twitter em evolução à "Twitterview", no dia 26 de julho #eleição2010

Para a maioria das pessoas, pensar em política nas redes sociais é pensar em Obama. Até já mencionamos por aqui alguns casos de “obamização” de campanhas no Brasil. O que pouco se sabe, porém, é que o sucesso da jornada do atual presidente norte-americano é fruto não apenas do empenho de sua equipe e de sua articulação: o cenário nos EUA era favorável a um uso muito mais dialógico das ferramentas.

Após o primeiro debate online nos Estados Unidos e a campanha que categorizou Obama como pioneiro na utilização das redes sociais, o jornalista da ABC News, George Stephanopoulos, decidiu entrevistar o então candidato à Casa Branca, John McCain pelo Twitter. A ação, que ficou conhecida como “Twitterview” (neologismo que mescla as palavras “Twitter” e “interview”, resultando “entrevista pelo twitter” em português) foi realizada através da troca de tweets públicos no período de 30 minutos.

McCain utilizava constantemente seu Twitter, motivo pelo qual o jornalista decidiu entrevistá-lo sem câmeras, sem luzes, sem ninguém gravando; ele queria um “duelo de teclados”. Apesar dos 73 anos, o ex-candidato ganhou 20 novos followers a cada 30 segundos, demonstrando a apropriação adequada da ferramenta. Ele parecia saber o que estava fazendo.
Trazendo a questão para o Brasil, você acha que iniciativas que visem o diálogo, como a do jornalista da ABC News, poderiam dar certo?

A liberação da campanha eleitoral na internet fez com que uma imensidão de políticos aderisse ao microblog para se aproximar dos eleitores, ainda que em alguns casos não seja o próprio candidato quem atualize, mas sim um assessor. Além disso, os 140 caracteres são excelentes para que se tenha uma conversa mais objetiva, sem a prolixidade dos discursos ensaiados de palanque.

No dia 26 de julho, quando será transmitido o 1º Debate On-Line entre presidenciáveis do Brasil, o Twitter estará novamente no cenário, mas dessa vez acrescentando o eleitor como participante do diálogo. Durante o evento, que acontece a partir das 15h, o público poderá enviar perguntas para o perfil @debateonlinebr. Estas perguntas serão analisadas na hora e, as selecionadas serão repassadas aos candidatos participantes.

Usar as ferramentas sociais disponíveis na internet já evidenciou um progresso no caso da ABC News, mas não contemplou o potencial interativo da rede. Vejamos no dia 26 como o público ocupará este espaço que é, por excelência, seu.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário