20100618

Skype quer ampliar presença para além de PCs e smartphones

 
 Por Sumner Lemon 

O CEO da companhia afirmou que quer levar o recurso de chamadas de vídeo e voz a mais dispositivos, incluindo eletrônicos de consumo. 

O CEO da Skype, Josh Silverman quer ampliar os recursos da ferramenta a uma gama mais ampla de dispositivos, incluindo aparelhos GPS em automóveis e televisões para criar o que ele chama de "comunicação ubíqua".

Outros eletrônicos, como refrigeradores equipados com Internet, permitirão aos usuários fazer chamadas de voz ou de vídeo de qualquer lugar dentro de casa. "Qualquer dispositivo de computador se torna uma ferramenta de comunicação com nosso software", afirmou Silverman durante a abertura da CommunicAsia. Neste ano, a Panasonic, LG e Samsung anunciaram planos para instalar o Skype em televisores.

O Skype está se preparando para tornar a visão de Silverman real, se baseando em seu grande e crescente número de usuários. A companhia fechou 2009 com 560 milhões de usuários registrados e recebe 300 mil novos usuários a cada dia, segundo o executivo. Ele quer também consolidar o recurso de alternar dispositivos sem interromper as chamadas. Segundo Silverman, será possível iniciar uma chamada de um computador no trabalho, mudar para um telefone celular e, em seguida mudar para um sistema de navegação de carro, por exemplo, sem que a ligação seja interrompida.

Atualmente, os usuários podem transferir chamadas Skype para telefones de contatos, ou, usar um software com recurso de transferência de chamadas, mas essa característica ainda não permite transferir chamadas entre dispositivos.

O crescimento deve continuar no próximo ano; a previsão é de que as fabricantes de PCs vendam cerca de 100 milhões de computadores com o Skype pré-instalado no sistema. A empresa também lançou recentemente uma versão de seu software para o Symbian OS, da Nokia, uma adição às versões já existentes para os sistemas BlackBerry, iPhone, Android e Windows Mobile.

Até hoje, o Skype já foi instalado em 12 milhões de iPhones - cerca de 15% de todos eles (incluindo o iPod Touch) vendidos pela Apple, segundo Silverman. Quando a última versão do Skype foi lançada para o iPhone - permitindo aos usuários fazer chamadas gratuitas por meio de uma conexão 3G - 5 milhões de cópias foram baixadas durante os primeiros quatro dias seguidos do lançamento.
Fonte: IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário