20100611

Separados pela rede

Feitas para encontrar pessoas, redes sociais como o Orkut podem virar motivo de desconfiança entre casais e até mesmo decretar o fim de relacionamento.
O assunto privacidade está em alta na web devido a inúmeras críticas feitas sobre a maneira como o Facebook expõe os dados de seus usuários. Mas, antes dos extensos debates sobre ética e privacidade na rede social de Mark Zuckerberg, a internet já era prato cheio para desconfiança e ciúme entre um casal. Hoje, com tantas opções para mostrar sua intimidade na rede, é comum que sites como o Orkut estejam por trás da separações e términos de namoro.

A jornalista gaúcha de 23 anos Daniela Machado viu a crise em seu último namoro se transformar numa novela em que o Orkut ocupava um dos papeis principais. Em junho do ano passado, com seis meses de relacionamento, ela começou a receber ataques de Luciana*, ex-namorada de seu parceiro por meio de recados na rede social. “Sempre tinha várias fotos dela — que se declarava para ele”, lembra.

Daniela chegou a se separar e reatar com o namorado no decorrer do relacionamento, em meados de 2009. Durante esse tempo, ela tinha o seu perfil constantemente monitorado por Luciana, e também fazia o mesmo com a página da ex de seu namorado. “Foi uma obsessão, tanto para mim quanto para ela”, relembra. Daniela chegou a ter diversas brigas com o namorado em relação ao conteúdo que colocava na rede social do Google. Ele mantinha um perfil falso e monitorava o que ambas faziam. “Ele me pediu para bloquear tudo e manter distância dela. Quando coloquei fotos minhas com ele, ele ficou desesperado e chegou a me xingar”.

A história durou até março deste ano, quando Daniela descobriu que seu namorado mantinha um relacionamento com Luciana ao mesmo tempo. Ironicamente, ambas descobriram a situação pela internet. “Respondi a um e-mail que ela havia me mandado em janeiro. Começamos a conversar muito. Ela me diz que ajudei a superá-lo, porque ele era uma pessoa manipuladora”, diz.

Privacidade
Para evitar problemas com mensagens em redes sociais, a primeira solução que vem à cabeça é restringir o acesso as informações do seu perfil. No Facebook, com 400 milhões de perfis ativos, os usuários passaram a controlar mais facilmente o acesso a seus dados, depois que a empresa sofreu várias críticas sobre sua política de privacidade. Já na rede de microblogging Twitter, a solução é mais simples: bloquear a leitura de suas atualizações e selecionar quem pode te seguir.

No Orkut, em que 50,6% dos usuários são brasileiros, existe um Centro de Segurança com ferramentas e dicas de como gerenciar melhor suas informações de maneira segura. Mas até mesmo a recomendação do Google ressalta que a privacidade não se restringe a instruções e passa pelo bom senso.

Para Georgia Maria, editora do site Sexo e Relacionamentos, os casais estão sujeitos a conflitos a partir do momento em que se coloca ‘namorando’ no status de seu perfil. No fórum do site, ela responde cerca de 1,5 mil perguntas por mês relacionadas ao tema e a principal recomendação é de restringir o acesso ao seu perfil apenas para amigos. “Parece piada, mas quanto você coloca que está em um relacionamento, alguém vai atrás de você. Pode até ser que não seja na maldade, mas e até você explicar?”, argumenta.

Georgia cita como exemplo um caso que aconteceu com o próprio irmão, que recebeu recados provocadores de uma ex-namorada assim que anunciou um novo relacionamento no site. “Ele respondeu, dando esperanças e inclusive deixou o número do celular, mas foi para todos lerem; assim, bancou o infantilóide que a maioria dos orkuteiros são, uma necessidade de aparecer, de marcar território”, conta.

No mesmo final de semana ele visitaria a mãe, que mora na mesma cidade da ex. A então atual namorada resolveu usar o Orkut para mostrá-lo para a própria família e deu de cara com os recados. O relacionamento não durou muito tempo, por causa da desconfiança que surgiu após esse incidente.

Para Georgia, os exemplos de outras pessoas são o melhor aviso. “Tem que se precaver. Não adianta chorar depois”, aconselha. Daniela tem uma opinião menos radical em relação à privacidade do perfil do Orkut. Após quase um ano de problemas com internet e namoro, seu conselho é simples: “Cuidar muito bem de quem você está colocando seu Orkut”.
*Nome fictício

Opções de privacidade nas principais redes sociais
Twitter/Reprodução

TWITTER
(www.twitter.com)

Para bloquear a visualização dos posts de sua página na rede de microblogging, basta ir à aba Settings (configurações), e depois na parte Account (conta). No fim da página, marque “Protect my tweets” (proteja meus tweets). Assim, quem quiser segui-lo precisará de uma aprovação sua para ler as mensagens. Ainda assim, o que você escreve pode ser visto se algum de seus seguidores com perfil aberto republicar sua mensagem.

Orkut/Reprodução

ORKUT
(www.orkut.com)

A rede social do Google tem opções simples nas suas configurações. Na aba “Privacidade’, é possível definir se o acesso ao seu perfil é livre ou restrito aos amigos, se é possível marcar seu rosto em fotos de outros álbuns e quem pode adicioná-lo como amigo. Nesse menu, também é possível ativar a opção de ver quem visita seu perfil. Em contrapartida, seu nome ficará registrado nas páginas de quem você visitar.

Facebook/Reprodução

FACEBOOK
(www.facebook.com)

Na semana passada, o site começou a atualizar as configurações de privacidade de seus usuários. As novas opções são mais simples, mas para definir com detalhes quais dados podem aparecer para os outros e quais não podem, ainda é necessário visitar uma série de páginas. No menu ‘Opções de Privacidade’ na configuração de sua conta, é possível definir especificamente quem não pode ver fotos, textos e atualizações de aplicativos, entre outras opções. 
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário