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Nos últimos 14 anos, o  mundo da informação mudou mais rápido do que nas décadas anteriores.  Desde então, o analógico vem dando lugar ao digital em todos os setores.  E a comunicação passa por um processo de reestruturação, pois no  momento em que o press release completou 100 anos (2006), o que  era sólido desmanchou-se no ar.
O que aconteceu? A evolução da internet, conhecida como web 2.0,  revolucionou as formas de comunicação das pessoas e das corporações.
Hoje vivenciamos fenômenos como o Twitter, o microblog que permite  que um cidadão comum faça chegar uma informação em tempo real, a  qualquer lugar do mundo, em segundos.
Recentemente ele foi usado para alardear a morte de Michael Jackson,  que seria confirmada pela mídia tradicional somente horas mais tarde.
Uma pesquisa realizada em julho de 2009 pela agência de comunicação  Burson-Marsteller comprova que uma notícia divulgada no Twitter demora  cerca de uma hora para aparecer em uma publicação online e pelo menos  duas horas para sair nas emissoras de rádio.
A mesma reportagem pode levar mais de duas horas e meia para ser  divulgada na TV, e oito horas para sair na mídia impressa.
Apesar da rapidez espantosa com que se espalha uma mensagem através  desses novos canais, o mais interessante do fenômeno das mídias sociais é  que agora não são necessários intermediários: uma empresa ou pessoa  pode comunicar-se diretamente com sua massa de seguidores.
E os consumidores ganharam voz ativa.
Diante desses fenômenos da comunicação, cabe aos assessores de  imprensa e relações públicas estudar cases, olhar para o  público-alvo de seus planos de comunicação e criar as estratégias mais  adequadas, sem medo de ousar, e ter em mente que um novo mundo requer  uma nova forma de pensar.
Social Media é mais do que simplesmente integrar um blog ou  uma rede social ao plano de comunicação de um cliente. É a oportunidade  de envolver diretamente os consumidores dos produtos da empresa-cliente  que queiram comprar ou recomendar produtos e serviços à sua rede de  contatos.
O Twitter, assim como os blogs, as redes sociais (Facebook, LinkedIn)  e sites de compartilhamento de conteúdos (YouTube, Flickr) são  os novos veículos de comunicação usados pelo consumidor 2.0 para  comentar produtos, serviços, marcas e atitudes.
Engajar e inspirar esses indivíduos exige novas técnicas,  metodologias e uma inegável compreensão dos usuários de blogs e redes  sociais para entender porque eles se interessariam pelo produto que sua  assessoria representa.
A relevância da mídia digital ficou evidente no Festival  Internacional de Publicidade de Cannes, que em 2009 premiou trabalhos de  PR pela primeira vez.
Foi o engajamento espontâneo do cidadão americano que levou Barack  Obama à presidência dos Estados Unidos, disse David Plouffe, gerente da  campanha política premiada no evento, com os GPs de Titanium e  Integrated.
Reconhecendo o DNA digital da campanha, Plouffe disse que o mérito da  estratégia online foi facilitar o engajamento das pessoas que queriam  mudanças. O mais notável é que a metade delas nunca havia participado de  atividades políticas.
Cases como esse evidenciam que nesta nova era da comunicação, o mais  importante é atender às necessidades do leitor. Cabe aos comunicadores  montar suas próprias redes sociais de relacionamento e conhecer a fundo o  gosto dos leitores/consumidores com quem eles querem falar, para que  nossa notícia seja bem-vinda.
Parafraseando Brian Solis, autoridade em PR digital: na era digital,  PR deixou de ser Press Release para transformar-se no que  sempre deveria ter sido Public Relations.
Mas como encontrar essa tão falada audiência? Experimentando. Todos  estão aprendendo, no dia-a-dia do trabalho, com a vantagem de saber que o  ser humano é um ser sociável.
Como diz a monja Cohen, fazemos parte de uma grande rede social e  somos responsáveis por nossos pensamentos, palavras e atos. Ao que ouso  acrescentar: e pelas nossas omissões. Então, mãos à obra. 
Fonte:Webinsider
 

 
 

 
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