Por Rodrigo Pará
Você já deve ter visto alguma vez uma hashtag no Twitter. São  aquelas palavras ou expressões com # na frente. Com o avanço fervoroso  das redes sociais no Brasil, a publicidade ganha não só um grande  aliado, mas também milhares de concorrentes. Dentre as várias formas de  explorar as redes sociais, nada parece ser mais divertido ultimamente do  que estar ligado nas hashtags. As etiquetas que marcam um assunto,  debate ou evento já viraram moda por aqui e são, provavelmente, a mais  nova febre no microblog Twitter. 
Do ponto de vista do usuário, são pura diversão. Uma boa hashtag  acaba virando um perfil a ser seguido. É o caso de @OBomDeSerRico,  @TodoPobreSonha e o @QuandoNinguemOlha. Esses perfis com milhares de  seguidores são pilotados por adolescentes cursando o ensino médio e  funcionam a todo o vapor de forma colaborativa. Afinal, ser 2.0 para  essa garotada não é nenhum desafio.
Do ponto de vista do mercado, ainda há muito para aprender. Muitas  corporações ainda não sabem se vão ou não aderir às redes sociais. Elas  têm muito medo da falta de controle da rede e, principalmente, não fazem  a mínima ideia de como gerenciar uma crise que possa se instalar em um  ambiente onde todos falam o que querem. 
Mas há também as corporações que realmente se aliaram ao poder das  ferramentas. É o caso da parceria Visa e Walmart na campanha baseada na  hashtag #juntospelodescontovisa, em que um bom desconto era dado quando  os usuários cumpriam uma meta de tweets com a etiqueta. Sites de  educação também estão aderindo a parcerias com blogueiros e twitteiros. É  o caso do comoinvestir.com.br, que trata de educação financeira: em  três meses, seu número de visitantes dobrou. 
Puxando a sardinha para o lado do planejamento publicitário, temos  nas hashtags uma fábrica produzindo insights o tempo todo. Com a  possibilidade de mensuração simples que o Twitter Trends disponibiliza,  fica fácil saber quais assuntos colam mais com os milhões de twitteiros  do Brasil, acompanhando o poder das ideias que saem direto das teclas  dos consumidores. 
Estar atento a isso é uma oportunidade de se manter sintonizado com o  que o consumidor pensa, o que antes só era possível através das  técnicas de focus group, no melhor estilo de sala de interrogatório,  onde um grupo de marqueteiros e publicitários ficava atrás do espelho  tentando captar as nuances do comportamento de um determinado grupo.
Brainstorming, trends e insights agora estão disponíveis para  qualquer um que quiser aderir ao mundo das hashtags. #ficaadica - Para  ver quais grupos já foram criados, visite www.hashtags.org - o site oficial,  que cria, organiza e apresenta esses grupos. Utilize a caixa de pesquisa  no canto superior direito para ver se o nome do grupo já está  disponível.
Fonte: Mundo do Marketing 


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