20100531

Trabalho em casa: redução de custos e aumento de desempenho, as vantagens

Por Thaise Saether  

Esta é a tendência para os próximos anos. O caminho parece estar traçado, mas as mudanças são constantes. Evidencia disso é o fato de o universo online ter deixado de ser uma referência, unicamente, de entretenimento, para se tornar uma ferramenta de trabalho.

A flexibilidade ao desempenhar as atividades diárias de trabalho sem ter de enfrentar o trânsito e outros imprevistos desagradáveis, torna o computador uma opção de ambiente de trabalho em que se chega ao escritório sem sair de casa, com o trabalho sendo realizado remotamente. Antes uma situação apenas imaginária, agora ela se torna real.

Afinidades com o meio eletrônico à parte, a postura dinâmica de profissionais é exigência de mercado. Providencias desse tipo de exigência se refletem no comércio e na indústria, setores nos quais se pode encontrar sistemas eletrônicos que agregam funcionalidade em um só aparelho e podem auxiliar na organização da rotina. Os portáteis são a linha de frente das lojas de informática, até mesmo pelo fato de a oferta de produtos desta linha estar com preços mais acessíveis.

O empresário e produtor artístico da agência Infinnity, João Henrique Brito, de 26 anos, após experimentar a nova metodologia de negócios, aprovou. “No começo da carreira eu trabalhava em escritório, mas ao longo do tempo percebi que os gastos eram muito maiores do que se eu trabalhasse em casa. Fora a questão do estresse diário que se tem no ambiente de trabalho. Hoje, eu só preciso de um laptop, uma multifuncional, internet e um telefone, e tudo isso no conforto da minha casa.”.

Índices reais de um mundo virtual

De acordo com dados publicados pela Federação de Bens, Serviços e de Turismo do Espírito Santo (Fecomercio), a venda de produtos de informática para escritório cresceu 45,2% no mês de março deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. O que indica aumento do consumo de produtos relacionados a tendência digital.

As últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 2008, no Estado, revelaram que 35,3 % da população capixaba com idade superior a dez anos, tem acesso à internet. Um aumento considerável em relação a 2005, em que este percentual foi de 23,7%. O estado, de acordo com as estatísticas, ocupou a 9ª posição no ranking de utilização no Brasil. Até o final do ano será divulgado novo censo. A expectativa é de um aumento relevante no número pessoas com acesso à internet.

Em um estudo realizado em escala global, na última semana, na Conferencia de Desenvolvimento da Tecnologia 2010 (WTDC-10), foi divulgada uma análise mundial do progresso da inclusão digital, quando se estabeleceu a meta de, até 2015, ter-se metade da população global com acesso à banda larga.

Profissionais independentes da tendência

Trata-se de uma realidade que tem se revelado requisito, mas que exige do profissional tanta disciplina quanto de quem se desloca aos centros comerciais para cumprir horários inflexíveis. Com tantos benefícios, é preciso se manter alerta às possíveis conseqüências desta fusão entre a residência e o escritório. A organização é essencial para não viver com a cabeça conectada ao trabalho nas 24 horas do dia.

Esse campo de atuação pode ser considerado a abertura do potencial comercial, dentro de um sistema sustentável de redução de custos. No entanto, as vantagens advindas da tecnologia devem funcionar em sinergia com a responsabilidade.

Cláudia Calil, psicóloga e consultora empresarial, diz ser imprescindível nesta perspectiva de formação de escritórios virtuais saber estabelecer limites e ter equilíbrio. “A aproximação entre casa e trabalho pode ser muito boa, desde que se tenha organização. Caso contrário, o trabalho se torna a vida da pessoa e acaba virando uma doença, em que se sente culpa por não viver outras coisas se não a vida profissional. É preciso dar limites para quando começa e termina a hora de trabalhar para se estar com a família.”
Fonte: SeculoDiario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário