20100531

Os aplicativos para celular mais populares do Brasil

Por James Della Valle e Paula Reverbel

Fazer chamadas, responder mensagens de texto e jogar. Quem utiliza apenas essas funções dos smartphones está subutilizando o aparelho: afinal, esses celulares são verdadeiros computadores de bolso com acesso à internet. Para explorar melhor essas máquinas, basta fazer o download de alguns dos milhares de aplicativos disponíveis, programas que executam literalmente as mais diversas funções. Um deles, por exemplo, facilita acesso a redes sociais, enquanto outro ajuda a controlar as finanças pessoais - sem falar no programinha que emite um som quase inaudível que afasta mosquitos, o Anti mosquito 3.1, para iPhone. Quase não há limites para a criatividade e o interesse.
Os smartphones estão caindo no gosto dos brasileiros. De acordo com a empresa de pesquisas tecnológicas Gartner, a venda desse tipo de aparelho cresceu 170% na comparação entre o primeiro trimestre de 2010 e igual período do ano passado. Com a ascensão dos aparelhos, cresce o uso dos aplicativos. Confira no quadro a seguir uma relação dos APPs, como são conhecidos esses programas, mais populares no país.

"Os aplicativos abrem uma nova dimensão de utilização dos smartphones, criando infinitas oportunidades para o consumidor", afirma Celso Winik, gerente da área de mobilidade da Microsoft Brasil. A rival Apple, por exemplo, possui uma cartela de 200.000 aplicativos para a plataforma iPhone OS, que já foram baixados mais de 4 bilhões de vezes, de acordo com as estatísticas de sua loja virtual, a App Store.

Contudo, nem todos estão à mão do usuário brasileiro. Por aqui, a loja não oferece jogos. O motivo dessa restrição é a classificação indicativa, exigida por lei para qualquer jogo eletrônico vendido no país. Isso faz com que cada desenvolvedor de games tenha que submeter seus produtos para avaliação - o que inviabiliza o negócio, segundo a assessoria de imprensa da Apple no Brasil.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário