20100506

Facebook vs Orkut: uma briga de gigantes

 Nos EUA, rede social de Mark Zuckerberg já ultrapassou o Google em número de acessos.

  O inesperado aconteceu no mundo online: o Facebook ultrapassou o Google em número de acessos nos Estados Unidos. Esta é a prova de que as redes sociais ganharam uma representatividade absurda entre os internautas. No Brasil o Orkut segue inatingível, mas os concorrentes crescem a passos largos, em especial o Facebook. Por aqui, o aumento no número de acessos foi de 66% em 2009.

  “No facebook você também consegue buscar o que você quer lá dentro, então você consegue ver desde o que está bombando de vídeo, o que está bombando de conteúdo, o que é que as pessoas estão falando, pra onde elas estão indo, o que que as marcas estão fazendo, você tem tudo ali dentro de forma agrupada”, diz Lalai,  Sócia da Remix Social Ideas

  Carol é uma das que já trocou o Orkut pelo Facebook. Para ela, a rede social criada por Mark Zuckerberg traz ferramentas já conhecidas e comuns às outras redes sociais, mas de uma forma muito mais amigável e interessante. Além do que, enquanto o Orkut é quase totalmente desconhecido no exterior, o Facebook acaba sendo uma maneira de manter contato com amigos de outros países sem gastar nenhum centavo. No lado profissional, a ferramenta também tem se mostrado bastante interessante para ela.

  “Como eu promovo alguns eventos, é sempre bom estar indo atrás de pessoas que possam estar indo nesses eventos, novos contatos, novos parceiros, novos apoios. Então, é um  meio bem legal de estar encontrando pessoas bacanas que te interessam dentro da sua área”, diz Carol Barbieri, Produtora de Eventos

  E pelo jeito, ninguém segura Zuckerberg. Em uma conferência no início do mês, ele anunciou as novidades que devem ser incorporadas ao Facebook ao longo de 2010. São novos aplicativos e novas funcionalidades que trarão ainda mais relevância aos dados postados pelos usuários. Novos mecanismos de busca e indexação também farão com que o usuário encontre de forma mais fácil as informações que quiser. Para os desenvolvedores, novos widgets deverão facilitar a utilização da ferramenta em páginas externas, mas o que chamou mais atenção foi o fato do Facebook trazer, em breve, uma ferramenta para criar documentos de texto e o usuário vai poder compartilhar estes arquivos com a rede de amigos dele. É uma espécie de Word ou Google Docs dentro da rede social.

  Hoje, estima-se que 40% dos acessos à internet aconteçam em função de redes sociais. Por isso, nada mais justo do que elas tentarem se aproximar ainda mais do dia-a-dia da maior parte da população.
Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário