20100427

5 ajustes indispensáveis para controlar sua privacidade no Facebook

 Você sabe o que as pessoas podem aprender sobre você na rede social? Siga os passos para uma configuração correta e afaste os bisbilhoteiros.
Por Kristin Burnham

Privacidade tem sido um tema espinhoso para o Facebook. Há três anos, a rede social revelou seu projeto de publicidade Beacon – e o resultado foi uma ação coletiva na Justiça. As mudanças na privacidade divulgadas em dezembro, concebidas para encorajar ainda mais o compartilhamento de informações, atraiu uma saraivada de criticas. E esta semana, na conferência F8, o Facebook anunciou mais mudanças que afetam a privacidade dos usuários.

Acompanhar tudo que o Facebook faz em termos de atualizações, melhorias e mudanças (e como elas afetam sua privacidade) pode ser algo confuso e frustrante. Por isso, preparamos uma lista das configurações de segurança essenciais para que você reveja suas configurações de segurança e faça os ajustes necessários para manter seus dados a salvo.

1::Personalização Instantânea e o botão Curtir
O que é o botão Curtir: O grande anúncio do Facebook esta semana na conferência F8 foi o novo botão Curtir, que deverá ser visto cada vez mais em blogs e sites de notícias por toda a web. Ao clicar nesse botão em um site fora do Facebook, você estará autorizando a rede social a registrar a visita ao site em seu perfil na rede social (e que, por sua vez, também será publicada nas atualizações de notícias de seus amigos). Quando seus amigos visitarem o site externo, eles verão que você também visitou aquele site.

O que é a Personalização Instantânea: A segunda parte dos anúncios desta semana do Facebook foi o anúncio da Personalização Instantânea de sites parceiros, que (até agora) incluem Pandora e Yelp. Sem ajustar suas configurações de privacidade, quando você visitar esses sites, eles poderão coletar informações de sua conta no Facebook, que inclui seu nome, foto de perfil , gênero e conexões (e qualquer outra informação que você tiver tornado visível ao público). Se você visitar o Pandora, por exemplo,o site poderia também coletar dados sobre seus cantores e bandas favoritos, criar playlists de acordo com elas, e notificar seus amigos.

Como mudar as configurações de privacidade: A resposta para a primeira parte é fácil: se você não quer divulgar por onde anda na web, não clique em nenhum botão Curtir.

A segunda parte é mais complicada. Clique na opção “Conta” em sua barra de ferramentas, depois escolha “Configurações de privacidade” e escolha a opção “Aplicativos e sites”. No fim da página você verá “Personalização Instantânea”. Clique “Edit Setting” (em inglês mesmo - até a publicação deste artigo, o botão ainda não havia sido traduzido) e desmarque a caixa no fim da página.

Lembre-se de que ao desmarcar a opção você estará impedindo os sites parceiros de visualizar suas informações públicas no Facebook, mas quando seus amigos visitarem esses sites, suas informações públicas poderão ser compartilhadas por meio deles. Para impedir isso, será preciso bloquear individualmente as aplicações.

No próximo passo, visite as páginas de aplicativos do Pandora e do Yelp, e escolha “Bloquear Aplicação” para ambas.

2::Configuração de Aplicativos
O que é: Quando você adiciona aplicativos do Facebook a seu perfil, você implicitamente permite que ela acesse certas informações em seu perfil. Algumas vezes isso inclui quais amigos podem e não podem ver o aplicativo em seu perfil, e se a aplicação tem ou não permissão para postar histórias em seu mural e nas atualizações de notícias de seus amigos.

Como mudar as configurações de privacidade: Vá à página “Configurações de Privacidade” e escolha “Aplicativos e sites”. Então, clique no botão “Saiba mais” em frente à opção “O que você compartilha”. Siga o link no pé da página que diz, “Você pode visualizar a lista completa de Aplicativos aos quais você forneceu autorização nesta página”.

Clicando nele, você pode ver que aplicações você está usando, apagar as que não usa mais e editar a configuração de cada uma delas, individualmente.

3::O que seus amigos podem compartilhar sobre você
O que é: Ok, você ajustou pacientemente suas configurações de privacidade e acha que suas informações já estão seguras. Mas boa parte de suas informações ainda pode ser acessada por meio dos aplicativos que seus amigos usam.
 
Por exemplo, digamos que seu amigo usa uma aplicação de cartão de visitas. Esta aplicação pode acessar a informação que você tornou publicamente disponível (como seu nome, perfil de foto, gênero, cidade atual, redes, lista de amigos e páginas), a menos que você mude suas configurações.

Como mudar esta configuração de privacidade: Vá até suas “Configurações de Privacidade” e escolha “Aplicativos e sites”. Então, clique em “Editar Configurações” em frente à opção “O que seus amigos podem compartilhar sobre você”. Esta página mostrará a você todas as opções que as aplicações de seus amigos podem acessar. Marque ou desmarque essas opções, baseadas no que você gostaria de compartilhar.

4::Resultados de busca
O que é: Você sabe o quanto sobre você pode ser encontrado, tanto no Facebook como na web? Por padrão, esta configuração de privacidade está ajustada para criar uma lista pública de busca para que outros possam visualizar seu perfil no Facebook em máquinas de busca, como o Google. Isso significa que quando alguém busca seu nome, eles verão sua foto no Facebook, bem como outras informações que você tornou públicas, como suas redes, amigos, grupos e mais. Esta configuração de privacidade também determina o quanto você pode ser encontrado no Facebook.

Como mudar as configurações de privacidade: Vá para a página “Configurações de Privacidade” e escolher “Procurar”. Há duas configurações de privacidade que você pode mudar: seus “Resultados de buscas no Facebook”, que determina quem pode ver seus resultados de busca no Facebook (você pode ajustar isso para todo mundo, amigos de amigos e apenas amigos); e “Resultados Públicos de Busca”, que você pode permitir ou não.

5::Álbuns de fotos
O que é: Você pode ter fotos privativas, mas e os álbuns? Muitas pessoas se esquecem de que os álbuns chamados “Fotos do perfil”, “Atualizações do celular” e “Fotos do mural” são geralmente visíveis por qualquer um, a menos que você edite as configurações de privacidade.
 
Como mudar a configuração de privacidade: Vá para a página “Configurações de privacidade” e escolha “Informações do Perfil”. Role a tela até encontrar a opção “Álbuns de fotos”. Clique em “Editar Configurações”. Aqui você verá cada um dos seus álbuns de foto, e cada uma das configurações de privacidade associadas (Todos, Amigos de Amigos, Apenas amigos, e Personalizar.

Lembre-se, você pode escolher a opção “Personalizar” se quiser impedir uma pessoa ou um grupo de pessoas de ver seu álbum. E, se estiver em dúvida sobre a eficácia de alguma configuração escolhida, você poderá ver como seu perfil é visto por uma pessoa em particular. Para fazer isso, visite sua página de “Informações de Perfil” em suas “Configurações de Privacidade”. No canto superior direito está a opção “Visualizar meu Perfil”. Entre com o nome de alguém, e você verá que partes de seu perfil serão visíveis para ele, e quais não serão.
Fonte: IDG NOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário