20100128

Redes de relacionamento lideram o uso da internet para fins pessoais

De acordo com um estudo da GfK Brasil, quase metade dos brasileiros que usa a internet para questões particulares acessam redes de relacionamento.
A pesquisa constatou que as mídias sociais são a principal razão que leva os brasileiros a utilizarem a web para fins particulares, já que 47% dos internautas acessam redes como Orkut, Facebook, Twitter e MySpace. Logo atrás vem a troca de e-mails com familiares ou amigos, com 44%, seguida do acesso a informações gerais, como sites de busca, enciclopédias colaborativas ou números de telefone, e da leitura de notícias, ambas com 40%.

A internet é vista de forma positiva pelos brasileiros: 67% dos entrevistados afirmaram que a rede influencia positivamente a sociedade, enquanto 30% consideram a influência neutra. Apenas 3% acreditam que ela tenha influência negativa.

Em relação à cobrança de conteúdo na internet, 80% dos entrevistados no Brasil esperam oferecimento de material gratuitamente. Para isso, 56% não se importariam que os provedores vendessem espaço publicitário ou outras ferramentas de marketing para cobrir custos e ter lucro. Já 24% querem o conteúdo gratuito e sem propagandas. Apenas 5% estão dispostos a pagar por conteúdos específicos na internet, mesmo que as páginas apresentem propagandas e 4% estão dispostos a pagar por conteúdo desde que ele não tenha propagandas.

A pesquisa entrevistou mil brasileiros com mais de 18 anos de 12 capitais ou regiões metropolitanas.

imasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário