20091230

O presente de Natal do Twitter: Mixer Labs


O Twitter revelou o seu presente natal. A rede social adquiriu a Mixer Labs, empresa criada por dois ex-funcionários do Google e especializada em um serviço popular no exterior com possibilidade de ganhar dimensões no Brasil: a geolocalização.

Mixer Labs é conhecida no mundo web pela criação do Geoapi.com, serviço que permite um desenvolvedor adicionar facilmente dados de geolocalização para qualquer aplicativo feito para celular. Logo, fica fácil entender o motivo da aquisição.

Aos poucos, o Twitter quer ampliar fronteiras do acesso ao computador e criar a possibilidade de inserir em sua rede um serviço que localize geograficamente pessoas que produzam mensagens na rede de até 140 caracteres. Ou seja, qualquer internauta cadastrado na ferramenta teria a condição de visualizar de onde os internautas tuitam.

O plano do uso da geolocalização é um sonho dos fundadores do Twitter. Desde agosto, Biz Stone demonstra a intenção de ter um recurso oficial de rastreamento, funcionalidade já popular com os norte-americanos que possuem BlackBerry e acessam o Twitter pelo UbertTwitter, serviço de produção e visualização de mensagens de seus amigos.

No Brasil, o uso cada vez mais comum da geolocalização pode ser reflexo no futuro do que será o acesso móvel à internet. Segundo dados do IBGE, apenas 5% dos 170 milhões de telefones celulares têm acesso a internet. A massificação da tecnologia 3G, que chegou ao mercado nacional há alguns anos, auxilia no discurso de que o celular pode ser o maior meio de acesso à internet no país.

Os termos financeiros do acordo entre Twitter e Mixer Labs ainda não foram divulgados, mas trata-se da primeira iniciativa do Twitter após descobrir que terminará 2009 no lucro. Segundo reportagem da Bloomberg, os acordos feitos com Google e Bing para indexação de conteúdo do Twitter nos sites de busca geraram aproximadamente 50 milhões de reais. É a revalorização da pesquisa em tempo real.

Veja Online | Foto: Jez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário